"O MAL SÓ TRIUNFA QUANDO OS HOMENS DE BEM NADA FAZEM". Edmund Burke.

terça-feira, 26 de novembro de 2013

Os riscos e os benefícios do tratamento a base de finasterida.

A maioria dos homens gays é vaidosa e se incomoda com a queda precoce dos cabelos e com isso, muitos iniciam terapias contra essa perda ainda bem jovens, na casa dos 20 anos. Aliás, dizem os dermatologistas que quanto mais cedo se inicia a terapia, melhor o resultado. E a finasterida é o grande aliado no combate à queda dos cabelos, quando a causa é genética (ou seja, seus pais, tios, irmãos, avôs podem ter passado pelo mesmo problema).

Mas esse é um blog de urologia e vamos parar de falar sobre calvície e focar-nos nas vantagens e riscos da terapia com a finasterida. A primeira informação é que você deve fazer uso da droga sem receios, mas ciente de alguns problemas. Por exemplo, diz a bula que a droga pode comprometer o desempenho sexual, mas o que observo com maior frequência, é a queda no volume do sêmen ejaculado, o que poderia comprometer a fertilidade. Mas homem gay pensa em ter filhos? Poucos, muito poucos.

Outra coisa que preocupa o homem gay nesse tipo de tratamento é a impotência sexual. Bem, há casos sim de diminuição do desejo pelo ato sexual, coisa que pode até ser irreversível. E se há queda do desejo pelo sexo, com certeza a qualidade da rigidez do pênis também vai ficar comprometida. Como ficar excitado sem se sentir atraído pelo sexo? Mas também não é o mais comum e se você não apresentou esse problema nos primeiros 6 meses de tratamento, não irá apresentar mais. Caso ele apareça, a causa é outra e não o tratamento com finasterida. 

Agora vamos falar um pouco dos benefícios. A finasterida também é usada para tratar as queixas decorrentes do crescimento benigno da próstata. Não é usada para tratar câncer de próstata, só os casos benignos. Hoje em dia sabe-se que um paciente que faça uso de finasterida por um período superior a 1 ano, dificilmente precisará passar por uma cirurgia de próstata (quando ela cresce e acaba entupindo a saída da bexiga, dificultando a passagem da urina). Agora, imagina o benefício num jovem que começa a fazer uso de finasterida para a queda precoce dos cabelos.

Mas também há trabalhos que mostram um índice maior de tumores de próstata muito agressivos, em pacientes que fazem uso prolongado de finasterida. Como uma das indicações do uso de finasterida é para prevenir o aparecimento do câncer na próstata, como explicar que apareçam formas muito agressivas nos homens que a tomam? Talvez seja pelo fato de justamente por serem tão agressivos, a finasterida não tenha nenhum poder de bloqueá-los.

E há no mercado brasileiro uma droga distribuída pela Glaxo (nome comercial: Avodart) mais eficiente que a finasterida, chamada de dutasterida e que só é indicada para o tratamento do crescimento benigno da próstata e também utilizada com o objetivo de prevenir o câncer de próstata. A vantagem da dutasterida é um bloqueio maior da entrada do hormônio testosterona na próstata e estudos evidenciam que nesse caso, não se observam índices elevados de tumores mais agressivos, como no caso da finasterida. E a boa notícia é que pacientes em terapia com dutasterida, observam que há um aumento dos fios de cabelo. Ou seja, também é bom para calvície.

terça-feira, 12 de novembro de 2013

Proctologista explica as lesões no ânus.

Essa ilustração à esquerda mostra como a região do ânus é próxima dos genitais masculinos. Esse é um dos motivos que leva muitas pessoas a acreditar que o Urologista também trata das lesões do ânus, sendo essa ideia reforçada pela divulgação de que o exame de próstata é feito com o toque retal. Mas na verdade, as doenças que acometem o ânus e o reto são tratadas por um Proctologista.
Muitas perguntas têm chegado sobre lesões no ânus e como as ideias para os posts vêm das perguntas dos leitores do blog, entrevistei o Proctologista Donato Mucerino e agora publico esse post, com as respostas:

1) Há cerca de 6 anos faço sexo anal, mas ultimamente "tô" sentindo dores na penetração. Que devo fazer quando sou penetrado?
Resp: Procure cuidar da lubrificação, procurando renová-la durante a relação. Outra coisa importante é você estar mesmo a fim (de ser penetrado), já que o relaxamento é fundamental para ter uma relação confortável. Caso a dor persita, você deve procurar um Proctologista para ser examinado e averiguar se está tudo bem. Muitas vezes hemorroidas ou fissuras no ânus podem causar muito desconforto, dor e/ou sangramento.

2) Adorei o blog, muito bom. Parabéns! Dr. faz uns 2 meses que apareceram bolinhas da cor da minha pele no meu ânus, eu pesquisei e vi que pode ser (vírus) HPV. Em qual médico devo me consultar, sou de SP, você poderia me indicar alguma clínica?
Resp: Sem dúvida você precisa ser visto por um especialista. No caso, dever ser um Proctologista. Consulte um de sua confiança e com quem você possa conversar com franqueza. (o site da Clínica CZ, clinicacz.com,  disponibiliza um guia, o GUIA SP, onde há indicação de vários médicos especialistas com quem você pode falar tranquilamente sobre a sua orientação sexual).

3) Dr. o sexo anal causa hemorroida?
Resp: As hemorroidas podem ter várias causas e o traumatismo provocado pela evacuação ressecada é a principal delas. No entanto, o traumatismo de outras causas, como o provocado pela penetração do ânus pelo pênis, pode contribuir para a piora das hemorroidas.

Então, dúvidas sanadas? Continuem fazendo os seus comentários pois eles têm me inspirado a escrever sobre diversos assuntos e que em breve estarão sendo publicados aqui nesse blog.

segunda-feira, 4 de novembro de 2013

Novembro Azul.

O mês de Novembro foi escolhido como o mês para, todos os anos, fazermos a campanha contra o câncer de próstata.
Você que é homem e tem mais de 50 anos, ou mais de 40 anos com história de algum homem na família com câncer de próstata, tem que procurar um urologista para ser submetido ao exame de toque retal.
Havendo necessidade, novos exames serão solicitados. Mas o primeiro passo é consultar-se com um médico de sua confiança. Então não faça como no Imposto de Renda, que acaba ficando para ser entregue no finalzinho do prazo, e agende logo o seu check-up.