"O MAL SÓ TRIUNFA QUANDO OS HOMENS DE BEM NADA FAZEM". Edmund Burke.

segunda-feira, 13 de julho de 2015

ORQUIALGIA: a dor no testículo que literalmente, "enche" o saco!

Muito se pergunta aqui nesse espaço o porquê de todo homem apresentar dor nos testículos. Então hoje vou escrever um pouco sobre ORQUIALGIA, que significa 'dor no testículo".

A orquialgia é decorrente de um processo de inflamação do testículo ou de estruturas que ficam próximas a ele, como o epidídimo por exemplo. Pode vir acompanhada de inchaço que quando grande, leva um aumento do volume do testículo que leva um "aumento e enchimento do saco escrotal", como todo processo de inflamação. As infecções também causam dor, mas por causa da inflamação que acontece em toda infecção aguda.

Tumor dificilmente causa dor, embora altere o tamanho do testículo devido à presença da massa tumoral e que quando palpada, aí pode gerar desconforto. Mas normalmente não causa dor.

É comum todo homem ter dor escrotal devido a uma inflamação dentro da bolsa escrotal. Quando o quadro não é grave, a dor desaparece espontaneamente e nem requer tratamento. Um exemplo: homem que ao cruzar as pernas acaba comprimindo testículo e/ou seus anexos, o que causa um trauma com consequente inflamação e dor.

Outras causas que podem gerar dor no testículo e que cede espontaneamente, são os traumas durante o ato sexual, ao se agachar, as roupas apertadas, homens que quando em processo de excitação percebem que os testículos tendem a "subir" para o abdome e todos os movimentos que podem vir a comprimir os órgãos dentro da bolsa escrotal.

Há também as dores que, embora sentidas na bolsa escrotal, o que as causam têm origem em outros órgãos. Um cálculo renal, ao ser eliminado, pode causar dor escrotal. Uma inflamação na próstata, pode causar dor nos testículos. Excitação prolongada não acompanhada de ejaculação pode causar orquialgia.

Embora muitas vezes a orquialgia seja suportável, às vezes é necessário que se trate o que a está causando. Uma consulta ao Urologista pode ser necessária para uma terapia com anti-inflamatórios. Às vezes o uso de suporte escrotais, a famosa "saqueira", é necessário. Hoje em dia há modelos de cuecas que já possuem na sua estrutura, um compartimento para a bolsa escrotal e que funciona como um suporte. 

Há também uma situação de urgência médica e que costuma acometer homens mais jovens: a torção de testículo que causa dor aguda, muito intensa e que na maioria das vezes só vai ser resolvida com cirurgia. É causada pelo infarto do testículo que para de receber sangue devido à torsão do testículo no seu próprio eixo e que vem com sintomas de suor intenso e até mesmo vômitos.

Então fica aqui o meu conselho: se a dor se prolongar por mais de dois dias, ou caso seja muito intensa, procure um Urologista para investigar e tratar a causa.

2 comentários:

  1. Boa tarde, doutor. Falo de Brasília e estou com alguns sintomas e gostaria de saber se posso tirar algumas dúvidas com vc. Meu telefone é (61) 9385-0303, gostaria de tirar essas dúvidas pessoalmente com você. Preciso de ajuda. Obrigado.

    ResponderExcluir
  2. Muitas das dúvidas podem ser sanadas através deste espaço. Se o senhor precisa obter mais informações e gostaria da minha opinião sobre algumas situações particulares sobre a sua saúde, o certo seria passar em consulta.

    ResponderExcluir

Registre aqui a sua dúvida, para que eu possa utilizá-la como ideia para um futuro post.