"O MAL SÓ TRIUNFA QUANDO OS HOMENS DE BEM NADA FAZEM". Edmund Burke.

segunda-feira, 5 de dezembro de 2016

Não se deixe ser humilhado por um médico homofóbico!

Hoje vou escrever sobre um assunto muito delicado: homofobia na Medicina. E se escrevo, é poque tenho relatos diversos de atitude de homofobia citados pelos meus pacientes.

No Brasil homofobia é crime, mas alguns colegas médicos parecem desconhecer isso ou no alto do pedestal da profissão, se consideram aptos a dar conselhos e repreender pacientes pela orientação sexual que têm, imunes a qualquer retaliação.

O médico tem que estar pronto para ouvir sua queixa, colher informações, te examinar com todo o respeito como qualquer paciente merece e depois, conversar contigo, expondo hipóteses de diagnóstico e possíveis tratamentos.

Escuto de pacientes situações em que médicos passam sermão quando eles expõem a orientação sexual. 

Há médicos que mal continuam a conversa e já vão querendo terminar a consulta rapidamente. 

Há outros que fazem insinuações com piadinhas constrangedoras e de mau gosto, na hora de um exame de próstata. 

E há aqueles que já vão logo solicitando exame de HIV, pois acham que todo homem gay é soropositivo para o vírus HIV.

Se você foi, ou se um dia for, vítima de uma atitude como essa, denuncie ao Conselho Regional de Medicina de seu estado. Hoje em dia na maioria das cidades do Brasil há profissionais que irão te atender com o maior respeito e muito preparados com as situações difíceis, particulares do sexo entre homens, que podem acontecer.

3 comentários:

  1. É isso aí muito obrigado!

    ResponderExcluir
  2. Já passei por isso quando fui me consultar com um proctologista.
    Estava com HPV no ânus e ouvi do médico que nós da comunidade LGBT pegamos "essas coisas" porque somos mais promíscuos.
    Nunca mais quis voltar lá...até hoje procuro por um bom proctologista para me acompanhar.

    ResponderExcluir
  3. Certo dia fui fazer um exame proctologico de rotina. Nem estava com nenhum sintoma nem nada. Mas falei para o médico que era gay. Logo notei seu ar sarcástico. Ele se apressou para fazer o toque retal. Enfiou o dedo de vez. Achei desconfortável mas me contive. Depois ele falou que precisaria examinar melhor e que ia abrir mais meu anus com um instrumento chamado bico de pato. Ele quase me rasga todo. Cada vez mais ele alargava o bico de pato e parava. Depois dizia que precisava alargar mais para examinar melhor mas para eu não me preocupar porque eu já estava acostumado, e dava mais uma risadinha sarcástica. E assim procedeu até eu não aguentar mais e começar a chorar. Então ele falou que ia higienizar. Colocou um produto que ardeu e queimou tudo. Depois ficou rindo e dizendo que eu tinha profundidade. Me senti um lixo. Nunca contei isso pra ninguém. Primeira vez. Desculpem.

    ResponderExcluir

Registre aqui a sua dúvida, para que eu possa utilizá-la como ideia para um futuro post.