"O MAL SÓ TRIUNFA QUANDO OS HOMENS DE BEM NADA FAZEM". Edmund Burke.

terça-feira, 17 de maio de 2016

Ações que previnem o câncer de próstata.

Muitos leitores me escrevem, perguntando o que pode ser feito para evitar um câncer na próstata. Hoje vou tentar resumir aqui, quais ações podem diminuir o risco para esse tipo de doença.

Importante citar que há grupos de homens mais suscetíveis a ter câncer na próstata. São os que têm histórico familiar da doença (avôs, pai, irmãos, tios), os afrodescendentes e homens expostos ao regime alimentar rico em calorias, gordura animal e carne vermelha.

Vamos às ações preventivas:

1) Atividade física regular, aeróbica, de 3 a 4 vezes por semana. O impacto preventivo na prevenção de câncer é muito positivo.

2) Ingerir alimentos ricos em ômega 3, naturalmente. Isso é encontrado principalmente nos peixes de água salgada, como salmão, atum e sardinha. Os suplementos não oferecem esse benefício.

3) Evitar no dia a dia as carnes vermelhas, principalmente as carnes processadas (embutidos, enlatados) e ter ciência que quanto mais cozida a carne for, mais substâncias tóxicas ela elimina no corpo.

4) Ingesta regular de frutas da cor vermelha, que são ricas em licopeno e protegem a próstata. São frutas como melancia, goiaba vermelha, tomates cozidos, frutas da família das berries (amora, morango, pitanga, framboesa, mirtilo que é conhecida também como blueberry)

5) Prevenir-se de infecções na próstata, chamadas de prostatite, na maioria das vezes causadas pela entrada de agentes infecciosos pelo canal urinário. O hábito da penetração anal sem preservativo, aumenta o risco para as infecções. É muito comum que casais de homens gays, com o passar do tempo, parem de usar os preservativos e a longo prazo essa exposição do pênis ao ambiente retal, aumenta o risco para as infecções, principalmente a partir dos 40 anos, quando a próstata começa a crescer naturalmente.

6) Evitar o sobrepeso e a obesidade. Com uma dieta balanceada e mantendo a atividade física como sugere o item 1, o corpo se beneficiará, pois sabe-se que o ganho de peso vem associado a uma maior probabilidade de doenças, sendo o câncer uma delas.

É muito importante citar que o câncer na próstata tem cura, mas para que isso possa ser oferecido, é importante que o diagnóstico seja feito na fase inicial da doença, quando é muito raro o paciente ter alguma queixa para urinar. Não espere pelas queixas e aja prevenindo-se com exames regulares (consulta com exame físico num urologista e exames complementares de sangue e imagem).

Homens que fazem parte do grupo com maior incidência da doença, têm histórico familiar de câncer na próstata, mesmo sem queixas para urinar, devem iniciar o check up aos 40 anos. Os demais a partir dos 50 anos.

Sempre que houver alguma dificuldade ou queixa para urinar, ou desordens no aspecto do esperma, independente da faixa etária em que se encontrem, é importante passar por uma avaliação médica com um urologista.


 

terça-feira, 3 de maio de 2016

Ejacular mais vezes, diminui o risco de câncer na próstata.

Perguntas comuns de leitores neste blog, referem-se ao que pode ser feito para diminuir ou prevenir o câncer na próstata. Um estudo acaba de comprovar que homens que têm uma maior frequência de ejaculação por mês, apresentam menor índice de câncer na próstata. Ou seja, homens podem diminuir o risco para esse tipo de doença, aumentando sua frequência de ejaculação.

O estudo analisou aproximadamente 31.000 homens, com idade em torno dos 59 anos, no período de 1992 a 2010. No inicio da avaliação, eles preencheram um formulário informando quantas ejaculações tinham por mês, em três períodos de idade: dos 20 aos 29 anos, dos 40 aos 49 anos e no ano anterior (quando a maioria tinha por volta de 58 anos) Os cientistas puderam observar que homens com frequência de 21 ejaculações por mês, apresentaram 20% menos risco para desenvolver o câncer na próstata. E aqueles com 8 a 12 ejaculações por mês, 10% menos risco. Não foi observado nenhuma relação entre a frequência de ejaculações e a agressividade do tumor.

Porém é importante salientar uma coisa. Foi visto que homens que se enquadravam nesse grupo de 21 ejaculações por mês, tinham hábitos como maior ingesta de calorias, ingesta de bebidas alcoólicas, contraíram mais DST (doença sexualmente transmissível) como sífilis e gonorreia. Também eram fumantes ou ex-fumantes. Esses achados fizeram os cientistas acreditarem que a morte desses pacientes, deve-se mais às doenças que se manifestam em maior prevalência nesses pacientes com esses tipos de hábitos.

O que devemos pensar então? Se há dados que mostram que numa população que ejacula mais, o índice de câncer de próstata diminui, manter o hábito de sexo seguro, evitando contrair DST, pode proteger o homem de alguma forma, desde que as ejaculações tenham sido e sejam frequentes, de no mínimo 10 vezes por mês ou preferencialmente, acima de 21 vezes.