"O MAL SÓ TRIUNFA QUANDO OS HOMENS DE BEM NADA FAZEM". Edmund Burke.

terça-feira, 6 de março de 2018

O pênis irritado!

Fico surpreso com a quantidade de leitores que me escrevem, preocupados com manchas e irritações que aparecem no pênis após um ato sexual. Vou tentar acalmar esse público, relatando algumas situações.

O ato sexual é algo que irrita muito o pênis, pois há fricção e exposição da glande a locais que podem ser agressivos só por estar ali. O uso de preservativos pode amenizar isso, mas muitos homens têm reação ao contato do pênis com o látex do preservativo e até mesmo aos lubrificantes e espermicidas muitas vezes adicionados aos mesmos. E com o atrito da penetração, essa irritação se torna mais potente.

Quando não há uso do preservativo, a exposição e a irritação é maior. No caso de uma penetração anal ainda há a exposição do pênis ao ambiente intestinal, colonizado por bactérias, cheio de fezes. O uso de lubrificantes diminui o atrito, mas não impede que ocorra a irritação.

É comum o pênis se apresentar avermelhado, muitas vezes com manchas e pintas avermelhadas, que podem permanecer até o dia seguinte do ato sexual. O normal é que, quando ocorrem, regridam espontaneamente se não houver outro ato sexual. O que pode amenizar essa irritação é um banho logo após o ato sexual e limpeza do pênis com água boricada antes de se vestir.

Mas se a irritação não regredir e começar a preocupar, o mais adequado é agendar um atendimento médico para orientações mais adequadas e eventuais tratamentos que se façam necessários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Registre aqui a sua dúvida, para que eu possa utilizá-la como ideia para um futuro post.