Não existe uma regra que diga quanto tempo dura um ato sexual, mas há trabalhos que, baseados nas informações fornecidas por casais heterossexuais, definem um tempo médio entre a penetração do pênis e o orgasmo. A duração de um ato sexual varia de casal para casal e depende de algumas situações, como por exemplo:
1) Preferências: enquanto alguns preferem atos mais rápidos, outros preferem os mais lentos.
2) Circunstâncias: casais jovens, muito atarefados podem preferir atos sexuais mais rápidos e quando em ambientes relaxados, podem permanecer o dia todo numa cama.
3) Idade e saúde: com o envelhecimento, homens podem necessitar de mais tempo para se excitar e para atingir o orgasmo.
4) Definição do "ato sexual": se um casal define que o ato sexual é enquanto há a penetração, sexo então dura poucos minutos. Mas no caso de serem consideradas as preliminares (beijos, sexo oral, toques, etc...), o ato sexual dura muito mais.
Mas voltando ao início dessa postagem, definindo-se que o tempo do ato sexual é desde o início da penetração até o orgasmo, após estudo de 500 casais heterossexuais, chegou-se à informação de que um ato sexual dura em média 5,4 minutos.
Mas o importante é que cada casal encontre o seu tempo para o ato sexual, não necessariamente tendo que ser sempre o mesmo, e que ao final ambos se sintam satisfeitos.