"O MAL SÓ TRIUNFA QUANDO OS HOMENS DE BEM NADA FAZEM". Edmund Burke.

segunda-feira, 25 de abril de 2016

Pênis uncut e sensibilidade.

É muito frequente que eu seja indagado se a cirurgia de circuncisão, por ter como resultado final uma glande totalmente descoberta (conhecido como pênis cut), afeta a sensibilidade do pênis de um homem. Escuto até mesmo de pacientes que passaram pela cirurgia, essa queixa de perda da sensibilidade na glande após a cirurgia. E muitos homens pensam que a circuncisão diminui a sensibilidade da glande e portanto, pode ser uma alternativa de tratamento ao quadro de ejaculação prematura, rápida.

Apesar de tudo isso que acabei de citar, hoje há evidência científica que faz com que repensemos esse conceito, de perda da sensibilidade na glande após a circuncisão. Um novo estudo mostra que não há comprometimento sobre a sensibilidade e desafia-nos a repensar sobre o que imaginávamos sobre o prepúcio, esse excesso de pele que é retirado com a cirurgia. Há um estudo realizado no Canadá avaliando 62 homens com idade entre 18 e 37 anos, sendo 30 pacientes circuncidados assim que nasceram e 32 ainda com o excesso de prepúcio.

Os homens foram submetidos a teste de sensibilidade no pênis avaliando quanto ao tato, à percepção de calor e diferentes estímulos em intensidade à dor, em diferentes áreas do pênis. E por um período de 4 semanas, esses homens tiveram que informar sobre o grau de prazer sexual, qualidade do orgasmo e desejo sexual. Ao final do estudo, concluiu-se que não havia diferença nos relatos dos homens no geral, independente de serem ou não circundados. Cientistas afirmaram então, que a circuncisão quando feita no nascimento, não impacta na qualidade sexual dos homens.

E quando a circuncisão é feita como um procedimento para a cura da fimose, num paciente já na infância, ou na juventude ou até mesmo na fase adulta? Quanto a essa informação, ainda não há nenhum estudo para termos um posicionamento. Mas sob meu ponto de vista e a minha experiência profissional, homens que se submetem à cirurgia nas fases adultas, relatam sim um impacto na sensibilidade do pênis.

Concluindo: acredito que homens que desejam realizar a cirurgia para a retirada do excesso de prepúcio, o façam porque têm fimose com suas respectivas complicações. A cirurgia realizada com finalidade estética pode modificar o prazer sexual, dependendo do quanto que a sensibilidade na glande, interfere nas sensações de tato, dor e calor.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Registre aqui a sua dúvida, para que eu possa utilizá-la como ideia para um futuro post.