Uma boa notícia: estudo evidencia que uma nova droga injetável pode ser a nova arma, um novo escudo, contra a contaminação pelo vírus HIV. O estudo HPTNo83 testa uma medicação de injeção pela via muscular, com ação por aproximadamente 02 (dois) meses. Vem sendo realizado em grandes centros, sendo São Paulo, Rio de Janeiro e Porto Alegre cidades brasileiras participantes, e mostra excelentes resultados na proteção contra a contaminação. Melhor até do que com a terapia usada no Prep atual com o Truvada (comprimido com duas drogas usadas no combate ao HIV e tomada diariamente pelas pessoas que querem se proteger) e que seria aplicada a cada dois meses.
O tratamento com o Truvada mostra melhores resultados entre pessoas com mais idade, com maior poder aquisitivo e maior grau de instrução. É indispensável que a droga seja tomada diariamente e sempre no mesmo horário, o que requer disciplina.
O estudo HPTNo83 se mostra muito promissor, principalmente se conseguir alcançar pessoas mais jovens, de baixa renda e com menos acesso à educação. Assim como acontece com o programa com o Truvada, disponível no Brasil desde o final de 2018, um programa de distribuição de uma nova forma de terapia, quando aprovada, parece ser muito promissor.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Registre aqui a sua dúvida, para que eu possa utilizá-la como ideia para um futuro post.