"O MAL SÓ TRIUNFA QUANDO OS HOMENS DE BEM NADA FAZEM". Edmund Burke.

quarta-feira, 29 de julho de 2020

Androgênios e COVID: alerta para os homens.

Nesse momento, já sabemos que homens são mais vulneráveis às formas mais graves de manifestação da COVID-19, com mais óbitos inclusive, embora as mulheres sejam mais infectadas. Cientistas então começaram uma investigação paralela para entender melhor esse fato.

Ao mesmo tempo, os cientistas observaram que homens que se encontravam em tratamento para câncer de próstata na modalidade em que é suprimida a produção de testosterona (esse hormônio favorece à progressão da doença e por isso ele é bloqueado em algumas formas de terapia, dependendo da fase do tumor de próstata), apresentavam menor incidência da COVID-19.

Ou seja, com certeza a manifestação da doença COVID-19 é facilitada na presença dos androgênios, que nas mulheres são produzidos em muito menor quantidade. Cientistas acreditam que na falta de uma vacina que possa imunizar as pessoas, tratamentos que promovam a diminuição dos androgênios possam ser um fator preventivo na evolução das formas mais graves da doença.

E aí fica uma pergunta no ar: os homens com maior tendência a ficarem carecas, muito relacionado a uma maior produção de testosterona, podem ser mais afetados pela COVID-19? Estudos que já estão sendo realizados apontam para o fato de que sim, os homens com calvície são mais vulneráveis à COVID-19.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Registre aqui a sua dúvida, para que eu possa utilizá-la como ideia para um futuro post.