"O MAL SÓ TRIUNFA QUANDO OS HOMENS DE BEM NADA FAZEM". Edmund Burke.

quinta-feira, 26 de novembro de 2020

Cuide dos seus testículos!


Os testículos são responsáveis pela produção do hormônio masculino, a testosterona, que tem papel importante no aparecimento dos traços masculinos e também na função sexual masculina. Nos testículos também existem as células que produzem os espermatozoides, essenciais à reprodução.

Os testículos ficam "pendurados" no interior da bolsa escrotal e essa localização é fundamental para o perfeito funcionamento dos mesmos, pois precisam se manter com temperatura mais baixa do que a do corpo. Porém, essa localização faz com que eles fiquem mais vulneráveis aos traumas e algumas precauções devem ser tomadas:

1) faça uso de suspensórios escrotais na prática de esportes com movimentação intensa, rápida, como no futebol, no basquetebol e semelhantes.

2)  Use o cinto de segurança quando dentro de um carro, independente de você ser o motorista.

3) Seja cauteloso ao andar de bicicleta ou em atitudes semelhantes em que tenha que se manter sentado, com as pernas abertas e a bolsa escrotal no meio (andar a cavalo, motocicleta, etc..)

4) Cuidado ao manipular máquinas industriais, se essa é a sua área de atuação profissional (há muitos acidentes envolvendo os genitais masculinos para quem trabalha com maquinaria industrial).

Também é importante lembrar de realizar o auto-exame pelo menos uma vez por mês. Leia como fazê-lo:

a) após o banho, relaxado, mantenha-se em pé.

b) tente ver se vê algum inchaço na bolsa escrotal.

c) segurando o escroto, palpe com delicadeza seus testículos (sim, os testículos são bem sensíveis ao toque) e observe se há algo que você considere estranho. É normal que haja uma diferença de tamanho entre eles, mas discreta. E o testículo não é exatamente igual a um ovo, há estruturas ao redor dele, uma delas se chama epidídimo.

d) caso perceba algum caroço, ou dor, ou algo que te preocupe, faça contato com o seu médico (você já deve ter um urologista para contatar, certo? Ele também pode te orientar a como fazer o auto-exame). E se perceber algum hematoma, sangramento, inchaço importante e dor forte, faça contato rapidamente.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Registre aqui a sua dúvida, para que eu possa utilizá-la como ideia para um futuro post.