Para alguns homens, o sexo pode ser menos prazeroso com o envelhecimento. Independente da orientação sexual. E nas mulheres, pode ser mais frequente devido à menopausa.
Mas nem todo mundo é afetado pelo envelhecimento. Há alguns casais que acreditam que, com o envelhecimento, até melhora por questões de intimidade e maior liberdade, sem filhos ou parentes por perto.
Algumas situações que podem fazer o homem ter menos prazer com o sexo ao envelhecer:
1) Queda na produção do hormônio masculino: a testosterona. Pode levar a disfunção erétil, maior fadiga e queda da libido.
2) Saúde: doenças que aparecem no envelhecimento como diabetes, doenças cardíacas e artrite, assim como efeito colateral com os medicamentos usados para tratar essas doenças.
3) Solidão: seja por opção, seja pela perda do companheiro ou por causa de uma separação e não se sentem seguros para se envolver num relacionamento novamente, ou até pela primeira vez.
4) Rotina do casal: a familiaridade com o parceiro com quem se vive por muito tempo, pode dificultar a expressão das necessidades e das vontades para realizar novas experiências sexuais.
5) Depressão: seja pela própria condição de envelhecer, que pode ser muito difícil para alguns. Seja pelo luto devido à perda de um companheiro, seja pela falta das atividades que antes o alegravam.
6) Ansiedade na hora do desempenho sexual: a vontade de suprir a necessidade de um parceiro e não conseguir, principalmente se é uma nova relação.
7) Imagem corporal: muitos acreditam que as mudanças no corpo decorrente do envelhecimento, podem comprometer o desejo que os possíveis parceiros poderiam ter por ele. Causa ansiedade.
Mas como disse, para alguns o sexo pode até melhorar com o envelhecimento. Se havia outras pessoas morando na mesma casa, como filhos ou pais, pode haver uma maior liberdade com a saída deles. Ou o desejo mútuo do casal em sempre inovar, procurar novas ações que possam manter a libido em
alta.