A mudança do estilo vida permite que o homem consiga aumentar os próprios níveis de testosterona, o hormônio masculino, no sangue. A queda na produção da testosterona no corpo do homem acontece com o envelhecimento e pode ter como causa, doenças em certos órgãos como testículos, hipotálamo e glândulas pituitárias (estes últimos na área cerebral).
Os sintomas que aparecem devido à queda da testosterona são: diminuição da libido, perda de massa muscular, fraqueza e alteração no humor. A reposição hormonal reverte essas situações mas há algumas mudanças de hábito que, quando adotadas pelo homem, podem colaborar para uma melhora nos níveis de testosterona no sangue.
Melhorar a qualidade do sono: a testosterona é produzida enquanto o homem dorme. Estudos no passado já evidenciaram que após uma semana de noites mal dormidas, homens chegam a apresentar redução nos níveis de testosterona no sangue entre 10 e 15%.
1) Faça do hábito de dormir bem uma meta: procure dormir de 7 a 9 horas por dia.
2) Desligue-se de eletrônicos (smartphones, notebooks, tablets, computadores, televisão) bem antes de ir para a cama.
3) Evite consumo de cafeína e bebida alcoólica.
4) Faça atividade física regularmente.
5) Procure ter o horário para deitar para dormir e acordar no dia seguinte, sempre que possível, os mesmos.
6) Minimize o estresse: meditação, relaxamento, atividade física, um bom equilíbrio entre trabalho e lazer, organize as finanças.
7) Procure por auxílio médico se dormir tem sido um problema.
Procure manter um peso corporal saudável: quanto mais gordura no corpo, maior o consumo da testosterona para ser transformada em hormônio feminino (estrogênio), necessário à formação dos ossos do corpo. E essa transformação acontece dentro das células de gordura.
1) Procure se alimentar de frutas, vegetais, grãos e evite açúcar e alimentos processados, industrializados.
2) Cuidado com as porções, mesmo se tratando de alimentos saudáveis.
3) Exercite-se regularmente, seja ativo fisicamente.
4) Procure pessoas que possam te ajudar com o seu peso, como nutricionistas e profissionais do esporte.
Consulte-se com um médico: avalie se alguns medicamentos que você consome, podem atrapalhar na produção da testosterona.
1) Opióides para tratamento de dor crônica
2) Hormônios.
Evite anabolizantes e hormônios:
1) Esteroides e drogas que prometem melhora da performance, podem afetar a produção da testosterona.
2) Suplementos que prometem aumentar a testosterona e que muitas vezes podem ser adquiridos facilmente nas farmácias e lojas especializadas no comércio dessas substâncias. Nem sempre são efetivos e por conterem certos ingredientes nem sempre listados nos rótulos, podem interagir com outros medicamentos que o homem faz uso regularmente.
Todo homem que acredite estar apresentando sinais e sintomas que sugiram queda na produção da testosterona, deve se consultar com um médico. Exame físico e exames laboratoriais serão fundamentais para uma correta orientação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Registre aqui a sua dúvida, para que eu possa utilizá-la como ideia para um futuro post.