A prostatite é uma condição que acomete a próstata, que poder ser somente inflamatória ou também infecciosa. O órgão aumenta de volume devido à inflamação e tende a comprometer agudamente, a forma de micção do homem. Em casos mais severos pode ocorrer febre e até mesmo impossibilidade de urinar. Dor abdominal e na região dos genitais costumam acontecer também.
É uma condição mais frequente no homem adulto, mas não é impossível que acometa um jovem. Normalmente as formas mais comuns dos agentes que causam a infeção atingirem a próstata, é via canal urinário. Mas a contaminação também pode ser sistêmica (pelo sangue, ou por contiguidade).
E porque o homem gay tem um maior risco para apresentar prostatite? Pelo hábito da relação sexual com penetração anal.
1) Quando é penetrado, pode haver trauma da próstata pelo pênis do parceiro e causar uma prostatite inflamatória. É muito comum escutar como queixa, um homem gay se consultar para saber o porquê do esperma ter se apresentado com sangue, após ter sido penetrado pelo parceiro.
2) Quando penetra o ânus do parceiro sem preservativo. A região do reto é contaminada e as bactérias que se encontram nessa área, são nocivas ao aparelho urinário. Podem progredir pelo canal urinário e atingir a próstata e quando encontram situação favorável para a contaminação, causam a prostatite infecciosa.
O tratamento da prostatite pode ser simples ou mais complicado. Muitas vezes um antibiótico por no mínimo 02 semanas é suficiente. Para melhorar os sintomas da inflamação (dor abdominal, ardor urinário, frequência miccional intensa), os anti-inflamatórios podem ser úteis. Em casos mais extremos, em que a micção se torna impossível, pode ser necessário a passagem de um cateter na bexiga. Não é frequente, mas se a condição infecciosa for severa, pode ser recomendado uma internação hospitalar.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Registre aqui a sua dúvida, para que eu possa utilizá-la como ideia para um futuro post.