"O MAL SÓ TRIUNFA QUANDO OS HOMENS DE BEM NADA FAZEM". Edmund Burke.

quinta-feira, 17 de outubro de 2013

Reposição hormonal: quando começar?

Com tanta informação na mídia prometendo revoluções no corpo e no desempenho sexual, a maioria dos homens se pergunta se não está faltando alguma coisa. E nessa hora, a falta de hormônios é a grande preocupação.

O homem gay se preocupa ainda mais com esse assunto, se comparado ao heterossexual. Acredito que se dê devido a um tipo de comportamento com maior exposição corporal, maior engajamento social, maior frequência na troca de parceiros e maior interesse pelo assunto.

A resposta, do ponto de vista médico, para essa pergunta, é: quando houver necessidade. O resto se chama anabolização e não, reposição. E para saber se há necessidade da reposição, fique atento a algumas situações e aí, procure um médico de sua confiança para dosar os seus hormônios:

1) Dificuldade para o desempenho sexual e até mesmo, dificuldade para a ereção. Observe como está o desejo pelo ato sexual.
2) Observe o seu humor, que na falta de hormônio, pode ficar ruim. Distúrbios do sono passam a ser frequentes, com noites mais mal dormidas ou excesso de sono, cansaço contínuo, falta de dinâmica.
3) Avalie o seu raciocínio, a sua memória, que tendem a ficar comprometidos pela queda hormonal.
4) Avalie os seus músculos, seu acúmulo de gordura e compare com o grau de atividade muscular que você desempenha e claro, se são proporcionais com a quantidade de calorias que você ingere. A falta de hormônios favorece à obesidade, mas não confunda com a que se apresenta devido ao sedentarismo.
5) Veja se seus pelos têm caído. Este também pode ser um alerta.

Entenda que o homem envelhece e com isso, muito se perde. Para retardar esses acontecimentos é importante desde jovem criar hábitos saudáveis, equilibrando atividade física regular com uma alimentação balanceada, que tenha um pouco de tudo (inclusive aquelas guloseimas, aquelas bebidas, os excessos dos encontros de final de semana, pois atuam para melhorar o seu humor).

Abandone vícios, fique longe das drogas e faça avaliações médicas regularmente, principalmente se você já estiver acima dos 40 anos.
Eu sei que um corpo bonito, forte, saudável é bom. E por isso mesmo existem os tratamentos estéticos.

Quer ganhar peso, ganhar músculos? Faça isso bem orientado, procurando um médico que te auxilie com dieta correta. Uma nutricionista é perfeito para isso. Claro, um bom profissional para te guiar nas atividades físicas, focando-se no tipo de hipertrofia muscular que você procura.

Cuidado com a terapia a base de hormônios, desnecessários ao seu organismo.Reponha o que lhe falte. Por isso que existe a sigla DAEM, que significa Distúrbio Androgênico do Envelhecimento Masculino. Ou seja, há um distúrbio que se manifesta pela falta de hormônios masculinos e que ocorre devido ao envelhecimento do homem. Isso sim merece terapia!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Registre aqui a sua dúvida, para que eu possa utilizá-la como ideia para um futuro post.