"O MAL SÓ TRIUNFA QUANDO OS HOMENS DE BEM NADA FAZEM". Edmund Burke.

terça-feira, 26 de novembro de 2013

Os riscos e os benefícios do tratamento a base de finasterida.

A maioria dos homens gays é vaidosa e se incomoda com a queda precoce dos cabelos e com isso, muitos iniciam terapias contra essa perda ainda bem jovens, na casa dos 20 anos. Aliás, dizem os dermatologistas que quanto mais cedo se inicia a terapia, melhor o resultado. E a finasterida é o grande aliado no combate à queda dos cabelos, quando a causa é genética (ou seja, seus pais, tios, irmãos, avôs podem ter passado pelo mesmo problema).

Mas esse é um blog de urologia e vamos parar de falar sobre calvície e focar-nos nas vantagens e riscos da terapia com a finasterida. A primeira informação é que você deve fazer uso da droga sem receios, mas ciente de alguns problemas. Por exemplo, diz a bula que a droga pode comprometer o desempenho sexual, mas o que observo com maior frequência, é a queda no volume do sêmen ejaculado, o que poderia comprometer a fertilidade. Mas homem gay pensa em ter filhos? Poucos, muito poucos.

Outra coisa que preocupa o homem gay nesse tipo de tratamento é a impotência sexual. Bem, há casos sim de diminuição do desejo pelo ato sexual, coisa que pode até ser irreversível. E se há queda do desejo pelo sexo, com certeza a qualidade da rigidez do pênis também vai ficar comprometida. Como ficar excitado sem se sentir atraído pelo sexo? Mas também não é o mais comum e se você não apresentou esse problema nos primeiros 6 meses de tratamento, não irá apresentar mais. Caso ele apareça, a causa é outra e não o tratamento com finasterida. 

Agora vamos falar um pouco dos benefícios. A finasterida também é usada para tratar as queixas decorrentes do crescimento benigno da próstata. Não é usada para tratar câncer de próstata, só os casos benignos. Hoje em dia sabe-se que um paciente que faça uso de finasterida por um período superior a 1 ano, dificilmente precisará passar por uma cirurgia de próstata (quando ela cresce e acaba entupindo a saída da bexiga, dificultando a passagem da urina). Agora, imagina o benefício num jovem que começa a fazer uso de finasterida para a queda precoce dos cabelos.

Mas também há trabalhos que mostram um índice maior de tumores de próstata muito agressivos, em pacientes que fazem uso prolongado de finasterida. Como uma das indicações do uso de finasterida é para prevenir o aparecimento do câncer na próstata, como explicar que apareçam formas muito agressivas nos homens que a tomam? Talvez seja pelo fato de justamente por serem tão agressivos, a finasterida não tenha nenhum poder de bloqueá-los.

E há no mercado brasileiro uma droga distribuída pela Glaxo (nome comercial: Avodart) mais eficiente que a finasterida, chamada de dutasterida e que só é indicada para o tratamento do crescimento benigno da próstata e também utilizada com o objetivo de prevenir o câncer de próstata. A vantagem da dutasterida é um bloqueio maior da entrada do hormônio testosterona na próstata e estudos evidenciam que nesse caso, não se observam índices elevados de tumores mais agressivos, como no caso da finasterida. E a boa notícia é que pacientes em terapia com dutasterida, observam que há um aumento dos fios de cabelo. Ou seja, também é bom para calvície.

2 comentários:

  1. Muito bom seu blog, posso tomar minoxidil junto?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acredito que possa, mas sugiro conversar com o seu dermatologista, antes de associar as terapias, ok?

      Excluir

Registre aqui a sua dúvida, para que eu possa utilizá-la como ideia para um futuro post.