"O MAL SÓ TRIUNFA QUANDO OS HOMENS DE BEM NADA FAZEM". Edmund Burke.

segunda-feira, 15 de junho de 2015

Como tratar a fimose.

A fimose é uma situação em que há um excesso de pele recobrindo a glande do pênis e que o orifício na extremidade, por onde a mesma sai, não é largo o suficiente para que ela seja exposta. Com isso a exteriorização da glande não é possível ou é feita com dificuldade e dor. Às vezes essa dificuldade só aparece quando o pênis está ereto.


Importante dizer que o simples excesso de pele não é uma condição de fimose. A fimose é a incapacidade de exteriozar a glande, ou quando essa exposição é realizada com dificuldade e/ou dor.

Muito se pergunta sobre a melhor forma de se tratar a fimose e do meu ponto de vista, a cirurgia é o melhor caminho.


Há pomadas (Postec por exemplo) a base de anti-inflamatórios hormonais (cortisona) e cicatrizantes, que podem ser aplicadas para facilitar o tratamento da fimose. Às vezes observa-se nas crianças que a fimose existe porque o excesso de pele está aderido à glande e o descolamento dessas peles com o auxílio desse tipo de pomada, permite que a glande seja exposta. Nesse caso essa terapia pode ser de grande ajuda. Mas se o orifício é estreito, só a cirurgia vai resolver.

Quanto à cirurgia, o pós operatório tende a ser um pouco desconfortável, mas novas formas de curativo reduzem a quase nada essa queixa. Também percebo um medo muito grande dos pacientes quanto ao sofrimento na hora de realizar a anestesia local, método ainda muito adotado em serviços de Urologia. Mas converse com o seu médico e exponha o seu desejo se realizar a cirurgia sedado, como se você fosse realizar uma endoscopia. Esse ainda é um método que reduz de forma importante esse sofrimento.

6 comentários:

  1. Dr. Zauli, minha dúvida não é dessa postagem mas não achei outra sobre o tema. A pele do meu pênis tem uma coloração mais esbranquiçada na parte mais junto ao corpo, uns dois centímetros, sendo que onde a pele dobra mais é menos branco. Tentei esfregar bem e notei uma leve escamação dessa parte branca em um ou outro ponto. Pensei que pode ser onde tem mais pêlos e isso poderia ser em decorrência deles, mas comecei a raspar e esse branco continua. o que pode ser?

    ResponderExcluir
  2. Pode ser uma situação de Monilíase, mas uma consulta presencial seria mais adequado para responder à sua pergunta.

    ResponderExcluir
  3. O fato da dificuldade de expor a glande somente durante a ereção caracteriza-se também como fimose? Nestes casos o tratamento cirúrgico pode ser também indicado?

    ResponderExcluir
  4. Dr. Nao tenho problemas de fimose mas tenho um excesso de pele e isso me incomoda ah possibilidade de retirar esse excesso de pele Normalmente ? Oq posso fazer.

    ResponderExcluir
  5. A retirada pode ser realizada através de cirurgia, apenas.

    ResponderExcluir

Registre aqui a sua dúvida, para que eu possa utilizá-la como ideia para um futuro post.