"O MAL SÓ TRIUNFA QUANDO OS HOMENS DE BEM NADA FAZEM". Edmund Burke.

segunda-feira, 23 de novembro de 2015

O pênis atrofia: mito ou verdade?

Há muitas brincadeiras entre amigos informando que a "falta de uso" do pênis, leva à atrofia do mesmo.
O quanto há de verdade nessa colocação?

Um artigo publicado recentemente pela Medscape, divulgando ações possíveis para a recuperação da atividade sexual do homem após a cirurgia de próstata, cita que muitos pacientes, em torno de 70%, relatam diminuição do pênis após a cirurgia.

Ao contrário do que se imagina, essa diminuição não tem relação com a retirada de um segmento do pênis ou do canal urinário. Isso ocorre pela queda do fluxo de sangue para o interior do pênis, levando à perda de células e da elasticidade do pênis. E as ereções, quando não há nenhuma sequela pela cirurgia, costumam não ocorrer por um período variável após a cirurgia.

Isso me leva a pensar sobre a necessidade de ereções frequentes, mesmo que não seja para um ato sexual, como algo benéfico para a qualidade e quantidade das mesmas, a longo prazo. Então, o que você pensa sobre isso? Afinal de contas, você acha que o pênis pode atrofiar por "falta de uso"?


8 comentários:

  1. Bom dia. Fui detectado há alguns meses com HIV e ainda tenho muitas dúvidas sobre o risco de infectar alguém pelo sexo oral, alguém me "chupando". Desculpe, mas não consegui outro termo. Os sites que pesquisei não mantém uma linha coerente. Mas a maioria informa que o risco é muito pequeno, aumentando só em caso de eu ejacular e a pessoa engolir o sêmen. Minha dúvida reside no líquido lubrificante que sai no pênis com a excitação inicial, se realmente existe o risco em caso de feridas na boca ou garganta do parceiro. Ainda não perguntei ao meu médico, irei fazer na próxima consulta, mas gostaria de saber sua opinião. Por exemplo, os sites AIDS.gov.br, AIDS. Org.br e o site do dr. Drauzio Varela não são uniformes ao citar o risco do sexo oral nesse caso. Grato pela atenção. Usuário anônimo, mas agradecido por este blog. Parnaíba - PI

    ResponderExcluir
  2. Grato pelo seu elogio.
    Quanto à sua dúvida, tudo depende do seu estado de saúde. Se sua carga viral estiver zerada, não existe risco quanto à contaminação do seu parceiro sexual.
    Mas confirme tudo isso com o seu infectologista, na sua próxima consulta com ele, ok?

    ResponderExcluir
  3. Doutor, há algumas semanas sinto ardência no pênis. O prepúcio coça muito. E quando fico ereto dói muito.o prepúcio aperta a glande. O que será?

    ResponderExcluir
  4. Sem examiná-lo fica difícil lhe informar o diagnóstico, mas é provável que seja uma balanopostite.

    ResponderExcluir
  5. Doutor , há alguns dias percebi que havias umas bolinhas na parte de dentro da pele que cobre a glande , o q pode ser ?
    VC tem algum outro contato , sem ser o e-mail , para q possamos falar em particular ?

    ResponderExcluir
  6. Infelizmente não tenho como responder à sua pergunta, pois podem ser muitos, os diagnósticos. Quanto ao contato para falar em particular, a melhor forma é o senhor agendar uma consulta na Clínica CZ.

    ResponderExcluir
  7. Dr. Cid, como faço para entrar em contato? Possui e-mail? Poderia me responder uma dúvida específica sobre fimose?

    ResponderExcluir
  8. Dúvidas devem ser publicadas aqui e servirão de tema para futuras postagens. Agora se o senhor deseja a minha opinião sobre o seu caso em particular, o senhor deve agendar uma consulta na Clínica CZ.

    ResponderExcluir

Registre aqui a sua dúvida, para que eu possa utilizá-la como ideia para um futuro post.