"O MAL SÓ TRIUNFA QUANDO OS HOMENS DE BEM NADA FAZEM". Edmund Burke.

terça-feira, 12 de abril de 2016

Líquido de lubrificação uretral: porque alguns homens têm, às vezes muito, e outros não.

O líquido de lubrificação uretral é produzido pelas glândulas de Cowper, que existem ao redor do canal urinário (uretra) do pênis. Esse líquido é produzido em situações de excitação, às vezes nem é necessário que exista ereção, e que tem como objetivo, preparar a uretra para a saída do sêmen com os espermatozoides.

Duas situações interferem na quantidade da produção desse líquido:


a) o grau de excitação do homem- quanto mais estimulado sexualmente o homem se apresentar, mais contínua e intensa tende a ser a produção desse líquido. Homens podem de uma hora para a outra passarem a produzir esse líquido, caso sejam intensamente provocados e excitados, mas também a medida que a situação vai ficando mais comum, sem muitas novidades, essa produção pode diminuir.

b) a quantidade de glândulas que um homem pode ter. Uma relação diretamente proporcional: quanto mais glândulas, maior a produção.

Dificilmente se encontram espermatozóides nesse líquido, já que ele não é decorrente de uma ejaculação. Teoricamente não é possível engravidar nenhuma mulher, expondo-a somente a este líquido. Importante não confundir esse líquido com o liquido prostático, esse sim rico em espermatozoides.

Quanto às doenças sexualmente transmissíveis, pode-se encontrar bactérias, fungos e vírus nele. Caso o homem possua alguma infecção uretral ou viral, pode contaminar o seu parceiro mesmo que não ejacule.

Alguns homens podem apresentar irritações penianas devido a essa produção acentuada, que permite que o pênis, principalmente os uncuts, mantenha-se constante úmido. Fungos e bactérias da pele muitas vezes se aproveitam dessa situação para gerar irritações da pele. A higiene frequente da área com água boricada, pode amenizar. Não melhorando, uma avaliação médica é necessária.

Não há formas de se diminuir a produção do líquido de lubrificação uretral. Muitas vezes, com o amadurecimento de um relacionamento, essa produção pode diminuir. Mas não há nada a ser feito a curto prazo, para reduzir esse incômodo.

2 comentários:

  1. Sofro com esse problema de excesso de líquido. Comparado com outros homens, acho que o meu nível é exagerado e sem controle. Com a menor excitação, já é produzido e desconfio que, às vezes, até sem excitação aparente. Tenho balanopostite e nunca consegui curar. Já falei com médicos sobre esse excesso de lubrificação e que isso pode ocasionar as inflamações e ele não deram a mínima importância. Será que a única solução para o meu caso é a postectomia?

    ResponderExcluir
  2. A postectomia pode ser uma opção, depois de descartadas as outras possíveis causas de balanopostite.

    ResponderExcluir

Registre aqui a sua dúvida, para que eu possa utilizá-la como ideia para um futuro post.