"O MAL SÓ TRIUNFA QUANDO OS HOMENS DE BEM NADA FAZEM". Edmund Burke.

quarta-feira, 6 de julho de 2016

PSA: uma informação que todo homem gay deve saber.

PSA, que significa Prostatic Specific Antigen (Antígeno Especifico da Próstata), é uma substância produzida pela próstata e que pode se apresentar alterada em algumas situações, como no câncer por exemplo. É um exame que todo urologista solicita ao seu paciente, quando é necessário fazer um check up para descartar o câncer de próstata.

E é nesse momento que as coisas podem ficar mais complicadas: há situações em que o PSA se altera, mas nada perigoso é observado. E às vezes, mesmo sem haver algo de mais perceptível em outros métodos de análise, como um nódulo na próstata percebido pelo exame de toque ou sugerido por uma Ressonância Magnética, uma biópsia de próstata é necessária. A biópsia não é livre de complicações, do tipo hemorragias ou infecções severas e, por esse motivo, sua indicação deve ser bem estudada e sempre que possível, evitada.

Esse postagem é um alerta ao homem gay. Tenho visto pacientes com indicação de realizar a biópsia, só por causa do aumento do PSA. É importante salientar que há situações que, no caso do sexo entre homens, podem acarretar o aumento do PSA, sem significar que há um tumor.

O homem gay quando é penetrado pelo pênis do seu parceiro, dependendo da forma como a penetração anal é feita, pode haver uma compressão da próstata pelo pênis e elevar transitoriamente o PSA.

Sexo entre homens sem preservativos permite que na penetração anal, ocorra a entrada de bactérias pelo canal urinário do pênis, podendo acarretar uma inflamação e/ou uma infecção, conhecida como prostatite, que também eleva o PSA.

Então é importante que o urologista tenha esse conhecimento, do hábito de praticar sexo com outro homem, pois assim ele poderá evitar uma biópsia de próstata. Vai solicitar para que o paciente não seja penetrado pelo seu parceiro por uma semana antes do pedir o exame de PSA e vai solicitar um exame do esperma para descartar as prostatites. 

4 comentários:

  1. Doutor, gostaria de saber se o homem com hemorróidas internas pode receber sexo anal como passivo.

    ResponderExcluir
  2. O senhor precisaria passar em avaliação com um proctologista e avaliar se no seu caso, é possível.

    ResponderExcluir
  3. bom dia DR.fiz uma exame e o meu PSA TOTAL é 0.753ng e PSA livre deu 0.278nga relaçaõ livre total é 36.919 se o normal é ate 25 porque deu alterado ...eu sei que pra cancer precisa estar baixo...mantive relacao anal dois ou tres dias antes....mas meu PSA sempre deu normal mesmo com uma vida sexual ativa

    ResponderExcluir
  4. Conforme escrevi na postagem acima, acho bom passar por uma avaliação completa com um urologista.

    ResponderExcluir

Registre aqui a sua dúvida, para que eu possa utilizá-la como ideia para um futuro post.