"O MAL SÓ TRIUNFA QUANDO OS HOMENS DE BEM NADA FAZEM". Edmund Burke.

quarta-feira, 26 de abril de 2017

Saiba alguns dos efeitos colaterais com a terapia com testosterona.

As evidências científicas cada vez mais apontam para um futuro, em que todos os homens receberão terapia para reposição do hormônio testosterona.

A postagem de hoje vai citar alguns dos efeitos colaterais com essa terapia, que pode ser por via oral, injetável ou de absorção pela pele.

1) Coceira e/ou irritação na pele: decorrente do contato do gel ou patch aplicado, causando o sinal. Mais comum com o patch.

2) Aumento dos pelos no corpo.

3) Ondas de calor súbito, conhecido também como hot flash.

4) Alterações nos níveis do colesterol no sangue.

5) Alteração na contagem dos glóbulos vermelhos no sangue.

6) Ganho de peso.

7) Aumento das mamas, conhecido como ginecomastia. Inclusive nos casos de tumor de mama no homem, a terapia pode ser contra-indicada.

8) A pele pode ficar mais oleosa e aumentar a incidência de espinhas (acne).

9) Diminuição na contagem de espermatozoides.

10) Há suspeitas que possa de alguma forma, ainda não totalmente comprovada pela ciência, de acelerar o crescimento da próstata, tumores inclusive.

11) Distúrbios no sono, como apneia (parar de respirar enquanto dorme).

12) Passar por contato, a testosterona para outra pessoa. O gel quando aplicado na pele, até mesmo aquela quantidade residual que fica na mão após a aplicação, pode ser "transmitido" para outra pessoa no contato físico.

Cada um desses itens acima merece uma postagem específica devido à complexidade do assunto. Mas eles servem como exemplo do porquê ser necessário, uma avaliação médica para a correta orientação no tratamento com uso de testosterona.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Registre aqui a sua dúvida, para que eu possa utilizá-la como ideia para um futuro post.