"O MAL SÓ TRIUNFA QUANDO OS HOMENS DE BEM NADA FAZEM". Edmund Burke.

terça-feira, 7 de julho de 2020

Porque o sexo anal é tão arriscado...

O sexo anal é arriscado para quem é o penetrado, como também para quem é o penetrador, quando pensamos em Doença Sexualmente Transmissível (DST), sendo o HIV a mais preocupante.

O motivo desse risco aumentado é porque o revestimento do ânus é fino e não tem lubrificação como no meio vaginal. Por esse motivo ocorrem lacerações na região anal durante a penetração, facilitando mais a entrada dos vírus e das bactérias no corpo humano. 

Durante o ato sexual com penetração anal os parceiros entram em contato com fluidos como sangue, esperma, líquidos pré-ejaculação e da região do reto. Esses fluidos podem conter o vírus HIV, como também outras agentes que infectam e que poderiam causar doenças como gonorreia, clamídia e sífilis entre outras. Esses mesmos agentes infecciosos também podem entrar no corpo humano por fissuras nos dedos e no pênis do penetrador. 

É importante usar lubrificante para diminuir o  risco das lacerações anais e todo ato sexual deveria ser com uso de preservativos. Saber a condição de saúde do seu parceiro também pode evitar que você contraia uma DST e saiba que há tratamentos que podem minimizar o contágio pelo HIV, seja porque são administradas antes e/ou após um acidente que poderia levar ao contágio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Registre aqui a sua dúvida, para que eu possa utilizá-la como ideia para um futuro post.