"O MAL SÓ TRIUNFA QUANDO OS HOMENS DE BEM NADA FAZEM". Edmund Burke.

terça-feira, 11 de agosto de 2020

Sexo e hepatite: cuidado!


Nesses últimos tempos muito tem sido falado sobre o Coronavírus responsável pela Covid-19 e aproveito para citar outra doença que pode ser causada por vírus: a hepatite viral. Na verdade existem cinco tipos de vírus que causam a hepatite: A, B,C, D e E. Todas essas formas de hepatite afetam a vida sexual do homem, embora nem todas sejam sexualmente transmissíveis.

A hepatite A pode ser transmissível no contato com as fezes de um doente no ato com penetração anal sem proteção.

A hepatite B está presente no esperma e também na saliva, então além da penetração, tem-se como possível forma de contágio o sexo oral. Como está presente no sangue, a transfusão de sangue é muito arriscada para a transmissão. E pode cursar com a hepatite D e também ser transmitida.

Já as hepatites C e E não parecem ser transmissíveis pelo ato sexual. A tipo C geralmente transmite-se pelo sangue e a tipo E pela água e alimentos contaminados.

Estudos com homens infectados pela Hepatite C mostram que os infectados reclamam muito mais do que os sadios, quanto à queda do libido, citam piora das ereções e na qualidade dos orgasmos e se apresentam mais sexualmente insatisfeitos no geral.

Dicas para se manter prevenido: 

1) Teste-se e veja se você (se possível o seu parceiro também) é portador de hepatite.
2) Use preservativos no ato sexual.
3) Evite ter múltiplos parceiros sexuais.
4) É possível se vacinar contra a Hepatite tipo A e tipo B. Então peça ao seu médico que solicite e te oriente a procurar uma clínica de vacinação.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Registre aqui a sua dúvida, para que eu possa utilizá-la como ideia para um futuro post.