"O MAL SÓ TRIUNFA QUANDO OS HOMENS DE BEM NADA FAZEM". Edmund Burke.

quarta-feira, 21 de abril de 2021

SADOMASOQUISMO: seu médico precisa saber disso se você pratica.

 


A prática do sadomasoquismo, também conhecida como BDSM (disciplina, dominância, submissão, sadomasoquismo), às vezes é realizada de forma secreta. Na prática há sempre um dominador e um dominado. Quem faz qual papel sempre é acordado entre eles antes do início da prática, respeitando-se limites tratados. Muitas vezes a prática se acompanha de alguns problemas, como marcas de queimaduras, marcas decorrentes da pressão das amarras, das correntes, das algemas e dos utensílios utilizados na prática.

Muitos que se envolvem na prática do sadomasoquismo são relutantes quanto a informar seu médico sobre isso. Num estudo realizado no estado da Califórnia nos Estados Unidos, no qual participaram 114 indivíduos que se declaravam sadomasoquistas, 44% precisaram recorrer a um atendimento médico após o ato, mas apenas 38% deles relatou ao médico que o atendeu, a prática do sadomasoquismo. 

Os motivos para não contar estavam relacionados ao receio de uma interpretação negativa, já que muitas pessoas não têm uma mente aberta para práticas sexuais que envolvam múltiplos parceiros e atos sadomasoquistas. E no caso dos Estados Unidos, sempre há o receio de que possam achar que as lesões poderiam ser decorrentes de abuso sexual familiar, o que levaria à uma investigação policial.

Devido a esses receios, muitos pacientes podem mentir para os médicos, retardar uma procura por assistência médica, ou até mesmo evitá-la, e recorrer por informações na internet que os possam ajudar, o que nem sempre é seguido por bons resultados.

Mas o estudo também mostrou que muitos conseguiam ter uma ótima relação médico-paciente e se sentiam muito a vontade para contar tudo. É importantíssimo que você tenha um médico que conheça tudo sobre você, com quem você se sinta tranquilo para relatar tudo que aconteceu. Nem sempre é fácil encontrar esse profissional, mas as indicações dos seus amigos são sempre uma boa dica. Ou até mesmo encontrar essas referências junto à comunidade habituada à prática do sadomasoquismo.


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Registre aqui a sua dúvida, para que eu possa utilizá-la como ideia para um futuro post.