"O MAL SÓ TRIUNFA QUANDO OS HOMENS DE BEM NADA FAZEM". Edmund Burke.

sábado, 19 de junho de 2021

Hipertensão arterial e impotência sexual masculina.


 Boas ereções dependem de um bom fluxo de sangue para o pênis e a pressão alta do sangue, chamada de hipertensão arterial, pode comprometer esse fluxo.

A pressão do sangue, é mais correto dizer pressão arterial, é uma condição exercida pela pressão dos vasos sanguíneos arteriais, que levam o sangue para os órgãos. Qualquer resistência maior causada pelas paredes das artérias, faz com que a pressão arterial aumente. E o aumento da pressão pode danificar as paredes dessas artérias também e levar à formação de uma cicatriz, que na verdade funcionará como uma placa que vai dificultar a passagem do sangue.

Quando isso acontece nas artérias que levam sangue para o pênis, o fluxo de sangue pode ficar comprometido, dificultado, e não ocorrer uma ereção que seja firme.

O tratamento do hipertensão arterial também pode comprometer esse fluxo e medicamentos usados para o controle da pressão arterial (não são todos, os que mais podem comprometer são os diuréticos e beta-bloqueadores), podem ser uma causa para a impotência sexual. Mas apenas o seu médico pode avaliar se esses medicamentos podem ser substituídos por outros, que impactariam menos o fluxo de sangue para o pênis.

Nem todo homem sabe ser portador de hipertensão arterial. É importante que a pressão arterial seja aferida anualmente e há coisas que podem ser feitas para que a pressão arterial se mantenha em níveis menos comprometedores. Por exemplo: atividade física, perder o excesso de gordura corporal, abandonar o tabagismo, consumir bebidas alcoólicas de forma moderada, evitar alimentos muito salgados (principalmente os industrializados que usam o sódio, que é sal, para a conservação dentro das embalagens). Evitar o estresse também é um bom caminho e atividades físicas, lazer, meditação ajudam e muito.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Registre aqui a sua dúvida, para que eu possa utilizá-la como ideia para um futuro post.