"O MAL SÓ TRIUNFA QUANDO OS HOMENS DE BEM NADA FAZEM". Edmund Burke.

quinta-feira, 9 de janeiro de 2014

O que você deve saber sobre o medicamento TRUVADA, uma arma de prevenção contra a contaminação pelo vírus HIV.

O medicamento TRUVADA foi lançado em 2004 e já pode ser comercializado no Brasil. Na verdade o medicamento é formado por duas drogas que já vinham sendo usadas no tratamento dos pacientes HIV positivos: Emtriva e Viread. Nos Estados Unidos ele já é utilizado como uma arma na prevenção da contaminação pelo vírus HIV. Mas as autoridades alertam que medidas preventivas, como uso de preservativos, não devem ser abandonadas.

É um medicamento que deve ser administrado diariamente e que não está livre de efeitos colaterais, como diarréia, vômitos, náuseas e tontura, mas que diminui em até 44% a chance de contaminação pelo vírus HIV.

A droga pode ser administrada às pessoas de um grupo de risco, como é o caso dos homens gays, para prostitutas e casais sorodiscordantes (quando apenas um deles é HIV positivo).

O problema é que com essa nova opção de prevenção, muitos homens gays deixam de tomar "as tais medidas preventivas", que é o uso de preservativos no ato sexual.

E muitas vezes não seguem corretamente a terapia com a droga e assim, acabam se expondo mais. 

Muitos homens que já faziam sexo sem preservativo antes do lançamento do Truvada, admitem que hoje em dia utilizam menos ainda. E realmente foi constatado um ligeiro aumento nas taxas de contaminação, num estudo realizado nos Estados Unidos em 2011.

Então você deve pensar no Truvada como uma ajuda para não contrair o vírus HIV e não como uma opção para largar o uso da prevenção com o preservativo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Registre aqui a sua dúvida, para que eu possa utilizá-la como ideia para um futuro post.