"O MAL SÓ TRIUNFA QUANDO OS HOMENS DE BEM NADA FAZEM". Edmund Burke.

segunda-feira, 8 de junho de 2015

Cisto sebáceo no escroto é mais comum do que se imagina.

Muitos leitores me indagaram sobre uma lesão que costumam observar na bolsa escrotal e estão preocupados com uma possível relação com Doença Sexualmente Transmissível. Comentam que essa lesão nem sempre é única, como na foto ao lado, que costumam ter diferentes tamanhos, podem aumentar de volume e muitas vezes, ao realizar o ato de espremê-las, há a saída de uma secreção cremosa, esbranquiçada e com um odor ruim.

Se a lesão for parecida com a da foto e combine com a descrição dos leitores, citada acima, muito provavelmente se trata de um cisto sebáceo. Não é uma lesão adquirida através do sexo e na verdade é uma glândula de suor que não conseguiu expulsar o produto, que se acumulou no interior. Esse é o motivo que faz com que o cisto aumente com o tempo e a saída da secreção pode ser tanto espontânea, como por expressão. Mas evite fazer isso sozinho pois há o risco de algo simples, infectar e complicar.

O hábito de raspar os pelos da bolsa escrotal pode contribuir para que os orifícios das glândulas, por onde sai o suor, se fechem e aí comece o acúmulo da secreção no interior.

A necessidade de tratamento vem mais por um fator estético do que pelo fato de ser uma doença que necessite ser extirpada do organismo. Geralmente o procedimento é feito com anestesia local,  muitas vezes sequer necessitando de internação hospitalar.

Já sabe então: na presença de uma lesão como essa que acabei de descrever, não caia na tentação de você mesmo resolver o problema. Agende uma consulta médica e veja se há necessidade de que a mesma seja removida.






20 comentários:

  1. Eu tinha este tipo de lesão, eram múltiplos cistos na bolsa escrotal com o tamanho aproximado a de uma ervilha. Eu fiz uma consulta pelo sus para fazer o procedimento para a remoção deles porém passado um ano e meio não houve um retorno por parte do sus para que eu fizesse tal procedimento e eu procurei no hospital mesmo (setor de convênios) uma alternativa para tal remoção o resultado foi meio salgado (2.000,00 reais) mas os efeitos foram satisfatórios e estou muito contente com o resultado. Foi uma experiência que eu não desejo para ninguém mas foi necessário faze-lá.

    ResponderExcluir
  2. Tambem tive multiplos cistos no saco escrotal, bem parecidos com o da foto. Agendei a consulta e fiz a cirurgia. Cirurgia nada dolorida, anestesia local e retirada rápida. Cirurgia de no máximo 30 minutos. Estou no pós operatório e a única coisa chata é uma dor latejante.

    ResponderExcluir

  3. Meu marido tem ja algum tempo esses cistos...ele fez tratamento cm remédios e até remoção dos caroços...mas voltaram e cm grande quantidade...só que agora ele tem mais dor e inchaço no local,febre e sai inguas nas virilhas..gostaria de saber se tem cura????
    Gostaria

    ResponderExcluir
  4. Oriento o casal a ouvir uma opinião de um Dermatologista e descartar possível quadro de seborreia na área do escroto, que justifique essa frequente formação de cistos.

    ResponderExcluir
  5. gostei muito da informação, eu tenho alguns cistos.

    ResponderExcluir
  6. Fiz uma cirurgia de retirada de cisto sebacio no escroto a 4 dias. De ontem pra hoje a pele do meu pênis está muito roxa. É normal?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não necessariamente é uma complicação, mas é melhor contatar o médico por quem o senhor foi operado.

      Excluir
  7. Além da bolsa escrotal, essa lesão pode aparecer no corpo do pênis?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim e receberá o mesmo tratamento que o da bolsa escrotal.

      Excluir
  8. Tenho este tipo de cisto e quero tirar mas não sei q tipo de médico eu procuro

    ResponderExcluir
  9. Eu tbm tenho um cisto cebaceo no saco escrotal,fui no urologista e o medico falou que eh pq eu depilava essa área ,ai tanpou um dos poros.fazendo acumular gordura ai originou o cisto..a cirurgia e muito simples ...

    ResponderExcluir
  10. Boa noite eu também tenho estas bolas quero saber se tenho que tirar?

    ResponderExcluir
  11. Só se forem grandes ou te incomodarem.

    ResponderExcluir
  12. Estou com isso e me sinto muito mal já faz um tempo, alguém sabe se consigo remover através do sus ou quanto custa para remover? Estou com múltiplos disso conhecido como Lupia e tenho muita vergonha

    ResponderExcluir
  13. Sim, o SUS cobre o procedimento. Procure a UBS (Unidade Básica de Saúde) que atende à sua localização.

    ResponderExcluir
  14. Tenho vários desses,é horrível,sinto muita vergonha,já não sei o que fazer mais,evito me relacionar com alguém por conta disso,será que consigo a cirurgia pelo sus?

    ResponderExcluir
  15. Consegue sim. Vá até a UBS da região onde você mora e peça um encaminhamento para uma consulta com um Urologista

    ResponderExcluir
  16. BOM DIA!
    FIZ ONTEM MINHA CIRRIGIA ALGO SIMPLES E NAO DOE GENTE, NO HOSPITAL SANTA IZABEL EM SALVADOR , EQUPE BOA DE PROFISSIONAL.
    LEVOU UNS 20 MINUTOS.
    FAÇA LOGO E RAPIDO.

    ResponderExcluir

Registre aqui a sua dúvida, para que eu possa utilizá-la como ideia para um futuro post.