"O MAL SÓ TRIUNFA QUANDO OS HOMENS DE BEM NADA FAZEM". Edmund Burke.

terça-feira, 17 de maio de 2016

Ações que previnem o câncer de próstata.

Muitos leitores me escrevem, perguntando o que pode ser feito para evitar um câncer na próstata. Hoje vou tentar resumir aqui, quais ações podem diminuir o risco para esse tipo de doença.

Importante citar que há grupos de homens mais suscetíveis a ter câncer na próstata. São os que têm histórico familiar da doença (avôs, pai, irmãos, tios), os afrodescendentes e homens expostos ao regime alimentar rico em calorias, gordura animal e carne vermelha.

Vamos às ações preventivas:

1) Atividade física regular, aeróbica, de 3 a 4 vezes por semana. O impacto preventivo na prevenção de câncer é muito positivo.

2) Ingerir alimentos ricos em ômega 3, naturalmente. Isso é encontrado principalmente nos peixes de água salgada, como salmão, atum e sardinha. Os suplementos não oferecem esse benefício.

3) Evitar no dia a dia as carnes vermelhas, principalmente as carnes processadas (embutidos, enlatados) e ter ciência que quanto mais cozida a carne for, mais substâncias tóxicas ela elimina no corpo.

4) Ingesta regular de frutas da cor vermelha, que são ricas em licopeno e protegem a próstata. São frutas como melancia, goiaba vermelha, tomates cozidos, frutas da família das berries (amora, morango, pitanga, framboesa, mirtilo que é conhecida também como blueberry)

5) Prevenir-se de infecções na próstata, chamadas de prostatite, na maioria das vezes causadas pela entrada de agentes infecciosos pelo canal urinário. O hábito da penetração anal sem preservativo, aumenta o risco para as infecções. É muito comum que casais de homens gays, com o passar do tempo, parem de usar os preservativos e a longo prazo essa exposição do pênis ao ambiente retal, aumenta o risco para as infecções, principalmente a partir dos 40 anos, quando a próstata começa a crescer naturalmente.

6) Evitar o sobrepeso e a obesidade. Com uma dieta balanceada e mantendo a atividade física como sugere o item 1, o corpo se beneficiará, pois sabe-se que o ganho de peso vem associado a uma maior probabilidade de doenças, sendo o câncer uma delas.

É muito importante citar que o câncer na próstata tem cura, mas para que isso possa ser oferecido, é importante que o diagnóstico seja feito na fase inicial da doença, quando é muito raro o paciente ter alguma queixa para urinar. Não espere pelas queixas e aja prevenindo-se com exames regulares (consulta com exame físico num urologista e exames complementares de sangue e imagem).

Homens que fazem parte do grupo com maior incidência da doença, têm histórico familiar de câncer na próstata, mesmo sem queixas para urinar, devem iniciar o check up aos 40 anos. Os demais a partir dos 50 anos.

Sempre que houver alguma dificuldade ou queixa para urinar, ou desordens no aspecto do esperma, independente da faixa etária em que se encontrem, é importante passar por uma avaliação médica com um urologista.


 

2 comentários:

  1. Doutor, eu preciso da sua ajuda ou do seu conselho

    Há um dia eu transei com um cara, fiz sexo anal, usamos camisinha e lubrificante, porém mesmo assim estou preocupado e temendo ter me infectado com HIV e eu não tenho certeza sobre o estado sorológico desse cara.

    Gostaria q vc me receitasse as pílulas da Profilaxia Pós-Exposição o mais rápido possível, eu pago se for necessário.

    Por favor, preciso do seu auxílio

    ResponderExcluir
  2. Você fez tudo certo, não há motivos para ficar preocupado. A terapia pode ser conseguida gratuitamente no Hosp Emílio Ribas em São Paulo.

    ResponderExcluir

Registre aqui a sua dúvida, para que eu possa utilizá-la como ideia para um futuro post.