"O MAL SÓ TRIUNFA QUANDO OS HOMENS DE BEM NADA FAZEM". Edmund Burke.

segunda-feira, 6 de junho de 2016

Candidíase.

Acredito que a maioria dos homens já foi vítima da Candidíase no pênis. E o que é a candidíase peniana? É um processo infeccioso causado pelo fungo chamado de Candida e que tem vários tipos, sendo a Candida albicans, a mais conhecida.

Conforme ilustração abaixo, aparece uma vermelhidão na glande, algumas vezes com secreção e que se acompanha de queixas locais, sendo a coceira a mais frequente, mas o ardor também pode se manifestar.
Homens com pênis não circuncidados, os "uncuts" (leia post publicado no passado falando sobre essa condição: http://uroblogay.blogspot.com.br/2013/10/cut-ou-uncut-o-que-essas-palavras-em.html), são mais vulneráveis ainda. O excesso de pele contribui para um maior acúmulo de suor, secreções e facilita a proliferação dos agentes infecciosos.

O sexo é uma das formas de se disseminar o fungo e como a Candida pode infectar a cavidade oral, o sexo oral é uma forma de contaminação. Mas nem sempre ele é o responsável, já que terapias prolongadas com antibióticos, queda de imunidade e fatores locais (como o caso dos pênis uncut) também podem facilitar. Situações como permanecer com roupas úmidas em dias de piscina e/ou praia, também podem facilitar o aparecimento.

Um boa dica para amenizar o risco de se apresentar candidíase peniana é o uso de Água Boricada! Tenha sempre com você um frasco e diariamente, após os banhos, faça uma limpeza do seu pênis na região da glande e da parte logo adjacente (chamada de sulco balânico). Nem precisa enxugar. Passe a água boricada com auxílio de algodão ou gaze e ,com ela úmida ainda, puxe o prepúcio de volta para cobrir a glande, se você for um uncut.

Às vezes é necessário um tratamento com antifúngico e o fluconazol em dose única costuma ser muito eficaz. Também há a possibilidade de aplicação de cremes antifúngicos. Infelizmente cepas mais agressivas da Candida podem tornar o tratamento mais difícil e nesse caso, terapias mais agressivas e invasivas, serão necessárias.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Registre aqui a sua dúvida, para que eu possa utilizá-la como ideia para um futuro post.