"O MAL SÓ TRIUNFA QUANDO OS HOMENS DE BEM NADA FAZEM". Edmund Burke.

terça-feira, 19 de julho de 2016

Exame de toque da próstata: entenda o motivo de fazê-lo.

O exame de toque retal para avaliar a próstata é indispensável à uma boa avaliação do órgão. Muitos homens gays acreditam que o homem não precisa mais realizá-lo, devido ao aparecimento de exames mais especializados, como os de Ressonância Magnética e de sangue para a dosagem do PSA. São exames importantes, com certeza, mas são complementares ao exame físico (o exame de toque retal)

A importância do exame é que ele permite que o seu médico utilize-se de uma percepção sensorial do dedo dele: o tato. Quando queremos saber se algo é áspero ou liso, não passamos a mão para sentir? Quando queremos saber se algo é grande ou pequeno, uma forma de saber é tocá-lo. E para avaliar a temperatura, não aproximamos a mão para sentir se há calor?

Nós urologistas utilizamos o nosso tato para avaliar o tamanho da próstata. Para sentir se há alguma irregularidade na superfície da próstata, como um nódulo. Para avaliar se a próstata está aumentada.E também para avaliarmos a temperatura e os limites do órgão.

Se no exame físico aparece alguma suspeita de algo alterado, aí solicitamos os exames complementares (PSA, Ressonância Magnética, biópsia de próstata em circunstâncias específicas).

Não deixe de fazer o exame anual da próstata se você tiver mais de 50 anos. Ou caso haja histórico de câncer de próstata na família ou se você é afrodescendente, a partir dos 40 anos. E se há um receio de que possa haver uma excitação na hora do exame físico, nós urologistas somos preparados para lidar com essa situação, conforme já foi explicado neste blog numa outra postagem e pode ser acessada pelo eBook (clique aqui para obtê-lo, se desejar)

8 comentários:

  1. Ops um detalhe que esqueci.:a protuberância apareceu SEM sintomas como coceira ,ardência ou dor.Obrigado pela resposta

    ResponderExcluir
  2. O senhor precisa passar em consulta com um Proctologista. Não tenho como ajudá-lo, não é a minha especialidade.

    ResponderExcluir
  3. Doutor, faça uma postagem sobre fertilidade masculina

    O q reduz a fertilidade e o q aumenta, obg

    ResponderExcluir
  4. Vou pedir para algum colega fazer uma matéria sobre isso, assim como fiz quando pediam para falar de hemorroidas. Não atuo no campo da infertilidade masculina. Grato pela sugestão.

    ResponderExcluir
  5. Saudações
    Há meses venho com uma dor abdominal inferior do lado esquerdo, dificuldade de evacuar, dor no testiculo esquerdo, ardência ao urinar e ejacular e dor anal, principalmente a noite. Fiz exames de sangue, ecografia abdominal e escrotal e de urina. Nada constou de tão grave. O Urologista me receitou alguns antibióticos dizendo que é prostatite. Doutor, quais os sintomas reais dessa doença, tenho 38 anos. Qual exame para confirmar esse diagnóstico?

    ResponderExcluir
  6. Fiz uma postagem ontem, falando de Prostatite.

    ResponderExcluir
  7. Sr. Cid, eu tenho uma dúvida, se puder me responder, agradeço. Já faz mais ou menos uns 2 dois que acontece algo estranho comigo: eu costumo sentir um choque - com variações de intensidade - no reto, tenho a impressão de ser na próstata ou coisa do tipo. (não pratico sexo na condição de passivo, então, descarto a ideia de prostatite) É literalmente no fundo do reto. Às vezes o choque é tão intenso que eu preciso me segurar em algo, porque é rápido, mas ao mesmo tempo ele acontece do nada. Não me afeta a ponto de incomodar, porque é muito rápido, assim como o efeito. Isso é normal? Tenho medo de ser câncer de próstata, eu tenho 24 anos.

    ResponderExcluir
  8. Acho pouco provável que seja um câncer de próstata, mas como a dor é na região do reto, sugiro que procure um Proctologista, que é o Médico Especialista que trata das doenças nessa região.

    ResponderExcluir

Registre aqui a sua dúvida, para que eu possa utilizá-la como ideia para um futuro post.