"O MAL SÓ TRIUNFA QUANDO OS HOMENS DE BEM NADA FAZEM". Edmund Burke.

quinta-feira, 2 de março de 2017

O encolhimento do pênis, após a cirurgia para a cura do câncer de próstata, é temporário.

Uma das coisas que incomodam os pacientes que se submetem à cirurgia para a cura do câncer da próstata (Prostatectomia Radical), é que ocorre uma diminuição no tamanho do pênis.

Hoje em dia há terapias aplicadas logo após a cirurgia, visando a recuperação do tamanho do pênis e da ereção. Essas terapias consistem na administração de medicamentos pela via oral e por terapias locais no pênis com bombas a vácuo.Quanto mais cedo puder ser administrado a terapia, melhor será o resultado. 

Mas um estudo recentemente publicado no BJU International informa, que independente dessas terapias, pacientes relatam que após um ano da cirurgia, houve normalização no tamanho do pênis. Mas o estudo não faz menção à recuperação da atividade sexual. 

Minha recomendação é para que caso você precise passar por uma cirurgia como essa, ou conheça alguém que vá passar, fique alerta para as terapias que devem ser iniciadas logo no pós-operatório. O seu urologista saberá responder sobre essas terapias de recuperação do tamanho do pênis e da atividade sexual. Demonstre o seu interesse em realizá-las.

6 comentários:

  1. Então quer dizer que as tais bombas não são inócuas para o desenvolvimento do pênis como os médicos insistem em dizer? Então, elas influenciam no tamanho do pênis?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. As bombas não aumentam o tamanho do pênis. No caso do pós-operatório da cirurgia de próstata elas são usadas para manter o tamanho do pênis, que pode diminuir como uma sequela da cirurgia.

      Excluir
  2. Prezado doutor,
    Gostaria que o senhor desmistificasse a utilização de hormônios para o aumento de massa muscular. Percebo que este é um tabu na área médica. Muitos colegas seus de profissão se recusam a utilizar tais substâncias com esse propósito em função de supostos riscos. Se existem mesmo riscos consideráveis que inviabilizem sua utilização pergunto: porque as mulheres podem ter acesso ao seu hormônio livremente através das pílulas anticoncepcionais e eu não posso tomar livremente meu hormônio? O hormônio feminino sem prescrição médica não acarreta problema nenhum às mulheres? Somente os homens terão problemas se tomarem seu hormônio sem prescrição? Outra coisa: se o uso de hormônios para transformação estética é condenável como fica a terapia de redesignação sexual? Homens e mulheres trans estão colocando suas vidas em risco com o aval da medicina? Gostaria de explicações. Grato.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. O que eu posso te dizer do ponto de vista urológico, é que já acontece uma mudança na forma de se pensar sobre o uso de testosterona no homem que envelhece, mesmo com os que têm histórico de câncer de próstata.
      Sobre o uso de hormônios para a hipertrofia muscular, não é a minha área. Seria melhor o senhor pedir a opinião de um endocrinologista e/ou um nutrólogo.

      Excluir
  3. Doutor, há algum tempo já pedi a opinião de um médico endocrinologista sobre a questão, como o senhor sugeriu. A médica se apegou ao protocolo de se recusar a administrar testosterona em homens considerados saudáveis. Quando falei da terapia hormonal de pessoas trans, ela disse que pessoalmente não faria. Neste aspecto, se me perdoe a franqueza, senti que a referida profissional só consegue lidar com aquele paciente prototípico que infesta as clínicas endocrinológicas: o obeso que quer emagrecer. Qualquer quadro fora deste espectro, a médica não sabe encaminhar um tratamento. Disse que não poderia me administrar o hormônio testosterona porque tinha preocupação com minha próstata. Falou em uma possível hiperplasia com o tratamento e, por isso, me encaminhou para conversar com um urologista. Agora, o senhor como urologista me devolve ao endocrinologista, dizendo que tal matéria não é de sua alçada. Em vista disso que fiquei pensando: se eu fosse mulher e quisesse hormônio feminino, nada disso aconteceria porque eu compraria livremente em uma farmácia, mas, como sou homem, a medicina me proíbe o acesso livre ao meu próprio hormônio. Será o progressivo empoderamento feminino das últimas décadas que conferiu a elas essa liberdade? Um dia elas queimaram seus soutiens para conseguirem o direito de decidirem sobre seus corpos. Será que teremos que queimar nossas cuecas? Grato.

    ResponderExcluir
  4. Entendo a sua angústia, senhor. Como urologista prescrevo hormônios para melhorar a performance sexual de um paciente. E sempre fico atento aos riscos com os possíveis efeitos sobre a glândula da próstata. Mas quanto à administração dos hormônios masculinos visando a hipertrofia muscular, sugiro que o senhor procure um Médico do Esporte, com experiência nessa área. Acho que por esse caminho, o senhor conseguirá um acompanhamento médico correto e com os resultados que almeja. Grato mais uma vez pelo contato.

    ResponderExcluir

Registre aqui a sua dúvida, para que eu possa utilizá-la como ideia para um futuro post.