"O MAL SÓ TRIUNFA QUANDO OS HOMENS DE BEM NADA FAZEM". Edmund Burke.

terça-feira, 25 de julho de 2017

HPV: esclarecendo algumas dúvidas.

Muito já se falou sobre HPV (Human Papiloma Virus) neste blog, mas muitas perguntas continuam chegando, por isso resolvi falar de forma bem sucinta sobre o assunto.

O vírus HPV costuma se manifestar através do aparecimento de verrugas, geralmente nas áreas genitais e ,como recentemente descrito neste blog, também tem infectado a região da garganta (orofaringe).

O tratamento consiste na retirada dessas verrugas, seja através de substâncias de uso tópico, aplicadas diretamente sobre a verruga, ou através da retirada cirúrgica das mesmas.

O diagnóstico do HPV é através de exame patológico (há necessidade de uma biópsia da lesão), não há exames de sangue que façam e confirmem a contaminação pelo vírus. 

A cura pela infecção é possível e geralmente espontânea, com o passar dos anos. Uma vida saudável, equilibrando bem trabalho com descanso, boa alimentação e atividade física regular ajudam nessa tarefa. Mas as lesões precisam ser eliminadas.

A vacina contra o vírus HPV, criada para proteger as meninas do câncer do colo de útero, hoje também é administrada aos meninos, preferencialmente antes do início da vida sexual, devido ao aumento de casos de câncer na orofaringe por este vírus. A vacina protege contra os 4 tipos de vírus mais relacionados ao aparecimento do câncer. Adultos também podem ser vacinados, mas se já houver a chance da contaminação pelos vírus, não haverá benefícios.

Na presença de lesões na região anal e genital, procure um médico para diagnóstico e tratamento. A vacinação pode ser feita em clínicas especializadas e geralmente requer um pedido médico.

5 comentários:

  1. Perfeito! Muito grato pelos esclarecimentos! Parabéns pelo trabalho!

    Leonel Junior - São Luis-MA

    ResponderExcluir
  2. Há alguma avaliação sorológica ou molecular que pode ser feita antes de um indivíduo decidir se vacinar, a fim de detectar se ele já apresentou ou não contato com algum dos subtipos do HPV?

    ResponderExcluir
  3. Existe um exame de coleta de material da área suspeita, genital por exemplo, com pesquisa para os vírus.

    ResponderExcluir
  4. Dr. Cid,

    Sou estudante de medicina e tenho interesse pela urologia, porém gostaria de saber se o fato de ser gay geraria preconceito de colegas e pacientes. Pelo que pude observar durante o curso, a urologia, juntamente com a ortopedia, é uma especialidade um tanto homofóbica. O que o senhor pensa sobre isso?

    Agradeço desde já.

    ResponderExcluir
  5. Conheço alguns urologistas gays. Acredito que a homofobia não será decorrente da sua escolha pela especialidade e sim à sua orientação sexual. Faça o que gosta. Se é Urologia, siga por aí. Talvez tenha perdido alguns pacientes, mas ganhei muitos outros. Se você já tiver saído do armário, será mais fácil. Há uma tendência de maior respeito aos assumidos, é a minha impressão. Hoje meu companheiro me acompanha em todos os eventos profissionais. Se ficam incomodados e fazem piadinhas, eu não sei. Mas com certeza sou respeitado. É o que importa para mim.

    ResponderExcluir

Registre aqui a sua dúvida, para que eu possa utilizá-la como ideia para um futuro post.