"O MAL SÓ TRIUNFA QUANDO OS HOMENS DE BEM NADA FAZEM". Edmund Burke.

segunda-feira, 10 de julho de 2017

Sexo oral e câncer.

Nem todo câncer na região oral é causado pelo sexo oral, mas quando existe essa relação, foi causada por uma Doença Sexualmente Transmissível (DST): o papiloma vírus (HPV= human papilloma virus).

O câncer da região oral pode aparecer na garganta, no palato, na faringe, nas amígdalas e na língua. Fazer sexo oral em regiões acometidas por verrugas causadas pelo HPV é a forma de contaminação. O pênis e o ânus são regiões onde as verrugas causadas pelo HPV podem ocorrer, embora o meio mais propício para o crescimento desse vírus seja a vagina. Se não há cura da doença localmente, a região pode passar por alterações celulares e nesse caso surge um câncer. O vírus tende a se instalar por onde ele entra, ou seja, se a contaminação da região oral pelo vírus foi pelo sexo oral, as manifestações da doença tendem a ser aí.

A forma de prevenção é evitar o contato com as verrugas na prática do sexo oral. Cobrir uma região possivelmente contaminada com um preservativo ou filme de PVC á a solução. Diminuir os parceiros sexuais e conversar com eles sobre sua saúde sexual também é um fator que minimiza a transmissão. Como sabemos que essa conversa nem sempre é possível ou muitas vezes é constrangedora, casais podem se beneficiar com avaliações médicas anuais, quando DSTs, como HPV, serão descartadas.

2 comentários:

  1. oi, tudo bem? Eu sei que o melhor lugar pra falar com vc não é esse, mas não achei o lugar ideal pra tirar minha dúvida. É o seguinte: sou um homem gay versátil e estou com dor ciática crônica por conta de hérnia de disco. Daí queria saber quais são as melhores posições pra ser ativo/passivo, enfim, pra ser feliz. Se puder rolar um posto assim, agradeço.

    ResponderExcluir
  2. Embora não seja ortopedista e nem neurocirurgião (médicos que poderiam te atender para tratamento da dor ciática), acho que qualquer posição no ato sexual que desencadeie e/ou piore a dor, deve ser evitada. Quanto às posições que você deve evitar por causa do seu mal estar, os especialistas acima são os mais indicados para te orientar. Espero que eu tenha ajudado de alguma forma.

    ResponderExcluir

Registre aqui a sua dúvida, para que eu possa utilizá-la como ideia para um futuro post.