"O MAL SÓ TRIUNFA QUANDO OS HOMENS DE BEM NADA FAZEM". Edmund Burke.

terça-feira, 5 de setembro de 2017

Testosterona: normalizar sim, anabolizar não!

Todo homem que passa dos 40 anos começa a apresentar uma diminuição no sangue do hormônio masculino: a testosterona. A diminuição da produção é lenta mas vem acompanhada de algumas mudanças.

Devido a essas mudanças hoje é um consenso que todo homem que envelhece, em algum momento, receberá a indicação de uma terapia com testosterona, objetivando normalizar os níveis desse hormônio no sangue, deixando-os próximos aos valores encontrados na fase entre a adolescência até os 40 anos. Isso se chama normalizar os níveis da testosterona no sangue e objetiva manter as boas condições para as atividades físicas, manter o libido regularizado, ajudar na formação da massa magra, melhorar o humor, manter o bom desempenho sexual, ajudar numa boa qualidade de sono e evitar os desgastes do corpo que o envelhecimento favorece ao aparecimento, como perda óssea, ganho de peso, queda na qualidade da vida sexual.

É importante que ao atingir os 40 anos, todo homem pense em passar por uma avaliação hormonal e iniciar um acompanhamento dos níveis da testosterona, começando a terapia assim que se observar uma tendência de queda na produção.

E terapia com testosterona requer acompanhamento médico para avaliar possíveis efeitos indesejados na próstata, no fígado e na condição cardiológica. A reposição pode ser feita com uso de comprimidos,  aplicação de gel na pele ou injetável por via intramuscular. Uma atividade física regular ajuda muito no processo de regularização.

Não use testosterona sem que seja com esse objetivo, o de normalizar os níveis sanguíneos. O excesso de testosterona no corpo traz malefícios, como esterilidade, doença cardiológica, problemas na próstata e irritabilidade. Esse processo de uso excessivo, chamado de anabolização, visando altos níveis de testosterona no sangue com objetivo de hipertrofiar a musculatura, pode levar à morte. Cuidado.

4 comentários:

  1. Doutor, minha testosterona total é de 396 ng/dl, minha testosterona livre é de 9,39 ng/dl e a testosterona biodisponível é de 220,13 ng/dl. Sou um homem de 45 anos e praticante de atividade física regular (musculação diária). Mantenho esse ritmo aproximadamente há 18 anos. Por ser praticante regular de atividade física meu nível de testosterona não deveria ser maior? A atividade física não estimula a secreção do hormônio? Outra coisa, meus exames também apontaram a taxa de cortisol no limite da normalidade (23,4 ug/dl) colhida pela manhã em jejum de 9 horas. Li que a produção de cortisol é mesmo maior pela manhã, mas também li que taxas mais aumentadas de cortisol inibem a produção de testosterona. O senhor acredita que minha testosterona não é maior, apesar da prática de exercícios físicos, em decorrência do cortisol limite? Acha que deveria fazer uso da terapia de normalização que o senhor expõe no post? Obrigado.

    ResponderExcluir
  2. Depende de como eram os seus níveis de testosterona. Os que você relata são normais, mas se eram maiores, e dependendo da sua idade atual, uma terapia com testosterona pode ser um caminho.

    ResponderExcluir
  3. Olá, meus níveis de testosterona estão em 180, eu tenho 27 anos, e esse nível só vem baixando fazem uns 4 anos, a primeira vez estava em 320 aproximadamente, mas como tenho uma pedra no rim e me consulto com urologista regularmente faço esse tipo de exame, eu questionei ele e ele disse estar normal, mesmo não estando dentro dos padrões que constam no resultado do exame. Logo gostaria de uma segunda opinião, já que faz mais de um ano que tenho tido problemas naquela hora, mesmo depois de começar a fazer exercícios e cuidar a alimentação a coisa não melhorou. Você poderia me dar algum auxílio, me indicar algum profissional na cidade de
    Porto Alegre? Desde já agradeço a atenção.

    ResponderExcluir
  4. Rafael, acho importante você ouvir sim uma segunda opinião. Mas infelizmente não conheço ninguém em Porto Alegre para te recomendar, que faça um trabalho com homens gays, semelhante ao meu. Você não teria amigos aí para te indicar um?

    ResponderExcluir

Registre aqui a sua dúvida, para que eu possa utilizá-la como ideia para um futuro post.