Este blog destina-se ao homem gay e tem como objetivo, responder às muitas dúvidas que homens gays têm em relação às doenças sexualmente transmissíveis, às doenças da próstata, aos riscos do sexo entre homens e tudo que se relaciona ao trato genital masculino. Os posts serão respostas às perguntas que frequentemene recebo de meus pacientes e leitores.
"O MAL SÓ TRIUNFA QUANDO OS HOMENS DE BEM NADA FAZEM". Edmund Burke.
sexta-feira, 17 de janeiro de 2025
PADRÃO DE SONO VARIA EM HOMENS COM DIFERENTES TIPOS DE EJACULAÇÃO PRECOCE
A ejaculação precoce (EP) é um distúrbio sexual comum que afeta 14% a 30% dos homens. Pode ser categorizada em quatro tipos: EP vitalícia (LPE), onde a ejaculação ocorre em 1 minuto; EP adquirida (APE), onde o tempo de ejaculação diminui para 3 minutos ou menos; PE variável (VPE), onde o tempo é inconsistente; e PE Subjetivo (SPE), onde os homens sentem que ejaculam rapidamente, mas o momento é normal.
A pesquisa mostra que os distúrbios do sono podem afetar a saúde dos homens, levando a condições como disfunção erétil e infertilidade. No entanto, a ligação entre sono e EF não é bem compreendida. Estudos anteriores que utilizaram medidas subjetivas sugeriram que a má qualidade do sono pode estar ligada ao EPA. Um estudo recente teve como objetivo explorar objetivamente como os padrões de sono variam em homens com diferentes tipos de EP usando o Fitbit Charge 2, uma pulseira acessível para monitoramento do sono. Compreender estas variações pode ajudar a melhorar o tratamento para homens com EP.
Este estudo incluiu 136 homens com diagnóstico de EP pela primeira vez e que mantinham relacionamento estável há pelo menos seis meses. Os participantes foram divididos em quatro grupos com base no tipo de EF: vitalícia, adquirida, variável e subjetiva. Foram excluídos homens com condições como desequilíbrios hormonais, distúrbios neurológicos ou histórico de cirurgia pélvica. Um grupo controle de 79 homens sem EP também foi incluído.
As informações básicas de cada participante (idade, índice de massa corporal, hábitos de fumar, etc.) foram registradas e questionários avaliaram sua função erétil, ansiedade, depressão e qualidade do sono. Para monitorar objetivamente os padrões de sono, todos os participantes usaram o Fitbit Charge 2 em casa durante uma noite. O dispositivo rastreou o tempo total de sono, o tempo para adormecer, os períodos de vigília durante a noite e o tempo gasto em diferentes estágios do sono, incluindo o sono REM.
Os autores do estudo utilizaram análise estatística para comparar os resultados entre os quatro tipos de EP e o grupo de controle. O objetivo era compreender a relação entre os padrões de sono e a EP, focando se a má qualidade do sono poderia contribuir para a EP.
No final, os investigadores descobriram que os homens com EAP eram mais velhos do que aqueles com outros tipos de EP e pareciam ter piores resultados de sono e de saúde mental. Não houve diferenças significativas no índice de massa corporal, tabagismo, educação, renda ou condições médicas entre os grupos.
No entanto, os pacientes com EPA apresentaram maior ansiedade, depressão e problemas de sono em comparação com outros grupos de EP. A qualidade média do sono e a duração do sono REM foram piores do que aqueles com LPE, VPE, SPE e o grupo controle. Homens com EAP também apresentaram disfunção erétil mais grave, tempos de ejaculação mais baixos e piores escores de função sexual em comparação com outros. Os pacientes com LPE tiveram tempos totais de sono significativamente mais curtos do que o grupo controle, mas os pacientes com EPA também tiveram.
No geral, os pacientes com EPA sofreram os impactos mais negativos na saúde mental, na função sexual e na qualidade do sono. Esta pode ser uma informação importante que os pacientes e profissionais de saúde devem saber, pois tomar medidas para melhorar o sono, como seguir boas práticas de higiene do sono, ir para a cama no mesmo horário todas as noites e usar técnicas de relaxamento, pode ser potencialmente útil para pacientes com EP. .
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Registre aqui a sua dúvida, para que eu possa utilizá-la como ideia para um futuro post.